A MTC E A ACUPUNTURA NA PRÁTICA DESPORTIVA ( I )

A literatura brasileira sobre o emprego de novos métodos, que podemos chamar de não ortodoxos nos esportes ainda deixa a desejar. Porém, já se pesquisam em vários centros desportivos do mundo, como essas técnicas podem ou poderão ajudar a todos os atletas,  nas mais variadas modalidades desportivas. O presente estudo visa enfatizar as técnicas oriundas da Medicina Tradicional Chinesa, no que tange ao treinamento, obedecendo-se o Biorritmo individual de cada atleta na fase de treinamento e até mesmo as técnicas de potencialização, recuperação e tratamento das lesões, antes, durante e após a prática desportiva.
O programa de Acupuntura e Biorritmo está bem fundamentada nas bases da MTC e nos mostra a importância de conhecermos adequadamente as diferentes ocasiões em que o desempenho físico, emocional e intelectual, são mais propícios para o desempenho de qualquer tipo de atividade, inclusive nos esportes . Trata-se do Biorritmo, capaz de indicar as épocas em que, entre outras coisas, o rendimento do atleta é favorecido, melhorando sua performance e capacitando-o até alcançar índices de recordistas, por outro lado ajuda no sentido de prevenção, pois o atleta bem treinado dificilmente irá se lesionar. Ou então explicar os fracassos que muitas vezes o esportista, mesmo favorito em condições habituais, colhe, como vemos inúmeras vezes nos campeonatos, pelo mundo afora..
Durante a realização das práticas desportivas o homem, procurar sempre se superar, aumentando constantemente seus índices e, para isso, paga então um alto preço, sobrecarregando seu sistema osteomioarticular, principalmente do complexo muscular, o que ocasiona inúmeras lesões, prejudicando muitas das vezes o seu desempenho e favorecendo o abandono precoce das competições.

A Acupuntura, além de ser aplicada na prevenção do equilíbrio energético do organismo do homem, dos animais, das plantas e na terapêutica das doenças, é também usada no extremo oriente, desde tempos imemoriais, para tonificar ou descontrair os músculos de esportistas e trabalhadores.(Meyer,1992).
Na china, um fato que desperta a atenção de turistas de outras partes do mundo, especialmente ocidentais, é a inacreditável facilidade com que os coolies chineses correm sem fadiga aparente, durante horas, puxando seus requisáis. O segredo reside no fato de, períodicamente, usarem Acupuntura em pontos ditos “infatigáveis”. Os mesmos pontos são usados no Laos em dançarinas. No japão, agulhas são colocadas em pontos especiais, antes de iniciados os longos combates individuais de Judô, ou outras lutas ditas marciais. (Meyer, 1992)
Pontos cutâneos conhecidos como Mestres, são aplicados em movimentos musculares e das articulações  em praticantes de várias modalidades desportivas. (Roger de La Fuye)
Cada esporte possui seu grupo músculo-articular próprio que o desportista esclarecido educa e mantém em boa forma.
Segundo o Dr. Roger de La Fuye, os desportistas devem ser divididos em duas categorias: Aqueles que se servem, sobretudo de suas pernas e aqueles que se servem, basicamente de seus braços.
O objetivo da Acupuntura como técnica de  tratamento das lesões sofridas no meio desportivo, além de serem muito eficientes, criam também condições para que o atleta volte o mais rápido possível a sua prática desportiva, tratando a dor e o processo inflamatório, favorecendo então uma melhor circulação energética dentro dos meridianos e também na superfície corporal, protegendo então o Sistema Muscular da Invasão das Energias deletérias.
Segundo a visão da MTC, ao estimularmos certos pontos de acupuntura do corpo, podemos promover um melhor desempenho esportivo, aumentando a resistência e desenvolvimento do atleta.