Molécula de Adenosina Triplica os Efeitos Benéficos da Acupuntura

Acupuntura pode desencadear analgésicos naturais

Novo estudo com ratos mostra que acupuntura teria ativado liberação de adenosina






A acupuntura pode aliviar a dor, mas como a técnica antiga funciona ainda é um mistério. Um novo estudo com ratos aponta um analgésico natural que pode ser um uma resposta. A acupuntura teria ativado a liberação de adenosina, uma molécula conhecida como um analgésico natural. De acordo com pesquisadores, isolar a adenosina como um fator importante da eficácia da acupuntura pode levar a uma melhor compreensão também de outros tratamentos, como a manipulação quiroprática e a massagem. O estudo foi publicado na revista Nature Neuroscience, no dia 30 de maio.
O Dr. Maiken Nedergaard, da Universidade de Rochester, testou acupuntura nos pequenos roedores. Após as agulhas serem inseridas e os ratos se moverem durante 30 minutos, níveis elevados do neurotransmissor adenosina foram lançados ao redor do ponto da agulha e a dor foi reduzida em dois terços. A adenosina inibe as células nervosas em resposta a ferimentos e age como o anestésico lidocaína.
Nos ratos geneticamente manipulados para não produzirem adenosina, a acupuntura não aliviou a dor. E os pesquisadores descobriram que, quando eles deram aos roedores uma droga da leucemia que retarda a remoção de adenosina em tecidos, os ratos tiveram alívio da dor três vezes mais tempo do que quando tinham os tratamentos sem a droga.
Especialistas podem excluir o efeito placebo em camundongos.