PRÁTICAS AMBULATORIAIS EM MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E COMPLEMENTARES


AMBULATÓRIO DE TERAPIAS NATURAIS

Dr. Claudio Cordeiro de Moraes
Acupunturista e Fisioterapeuta
Tel - (021) 9608-3839

Clínica Fisioglobal - 3ªe 5ª feiras das 8:00 às 12:00 horas
Rua Pereira Nunes, 39 Tijuca - RJ       Tel - 2264-0055

Fisioterapia Novo Leblon - 2ª feira das 8:00 às 14:00 horas
Av. das Américas, 7607 - lojas 215 e 216 Shopping Novo Leblon
Barra da Tijuca - RJ             Tel. 3592-8600/3592-8700


ACUPUNTURA


É um método de tratamento originário da china, que tem sua origem por volta de 5000 mil anos. Pertencente a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o tratamento é feito através da aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo (nos meridianos), com o objetivo de estabelecer o equilíbrio Energético do organismo.Suas principais indicações são:

                    Modalidades:

·         Acupuntura Sistêmica:
 Dores em geral – Dores da Coluna Vertebral (cervicalgias, dorsalgias, Lombalgias), Hérnia de disco  Ansiedade - Tensão Nervosa e Muscular – Depressão- Stress – Enxaqueca – Distúrbios Respiratórios e Digestivos – Doenças Ocupacionais – Insônia - Transtornos Neurológicos (AVCs, Paralisias) – Transtornos Sexuais – outros...

·         Acupuntura Desportiva:
No tratamento e prevenção das lesões relacionadas ao esporte. Com métodos que ajudam a melhorar o desempenho e aumentar a competitividade dos atletas.

·         Acupuntura Estética – No tratamento da Obesidade, rugas, estrias, celulite, diminuição de culotes, enrejecimento e tonificação (aumento do tônus) muscular, gordura localizada e outros.

·         Acupuntura nas Patologias Ocupacionais – No tratamento das patologias ocupacionais classificadas como LER/DORT, tais como: Síndrome do Túnel do Carpo, Epicondilites, Síndrome de De Quervain, Lombalgias, Cervicalgias, tendinites, bursites e outras que tenham causa nos excessos do trabalho ou até mesmo agravadas pelo mesmo

·         Técnicas Associadas:
Auriculoterapia – Craniopuntura – Quiroacupuntura – Eletroacupuntura Ventosas – Laser Acupuntura – outras


AURICULOTERAPIA
 Técnica pertencente a milenar Medicina Tradicional Chinesa, com o objetivo de tratar as dores em geral, promover o relaxamento, diminuir o  stress, favorecer o emagrecimento tratando assim a obesidade, diminuir as ansiedades e, por fim favorecer  o retorno do equilíbrio energético,  através da colocação de sementes de mostarda ou esferas no pavilhão auricular.




VENTOSATERAPIA

As ventosas são copos especiais de vidro que são colocados ou deslizados sobre a pele, que promovem através do uso da pressão, o relaxamento geral do músculo a ser tratado, a desintoxicação do organismo e libera a estagnação das energias corporais, facilitando assim um melhor equilíbrio orgânico.





SHIATSU TRADICIONAL

“ É uma arte de curar que se serve do seu poder do toque e da pressão para nos dar acesso às nossas próprias capacidades de auto-cura. Atuando sobre o sistema energético do corpo, por meio de redes de meridianos ou vias de energia que se relacionam com o funcionamento dos órgãos internos bem como a nossa harmonia emocional, psicológica e espiritual. Agindo como eficaz mecanismo  de prevenção e de tratamento de diversas doenças

O SHIATSU E A MEDICINA PREVENTIVA

Tal como outras curas naturais e terapias alternativas, o Shiatsu interessa-se pelas medidas de prevenção. Conserva o corpo saudável, flexível e equilibrado, e também controla as mudanças de energia que podem ser precursoras de doenças.
A pressão lenta e firme, que caracteriza o Shiatsu, estimula energeticamente uma relaxação consciente,  o que permite trabalhar os mecanismos fisiológicos, que governam a tensão muscular. Por ser muito prático, não exige nenhum equipamento especial, só um cobertor, um colchão estendido no soalho, paz e sossego.

Indicações
  • Stress, relaxamento, dores musculares e posturais, sensação de falta de energia, estados emotivos, insônia e outros
TERAPIA CRÂNIO SACRAL

A Terapia Crânio Sacral, é uma terapia corporal que trabalha diretamente com a corrente natural do organismo, através do toque gentil, específico e ao mesmo tempo firme. Fornecendo um método de trabalho com abordagem corporal, terapêutica e meditativa, que se faz a partir de uma mesma técnica.
Os efeitos positivos da Terapia Crânio Sacral, dependem em grande parte, das atividades fisiológicas auto corretivas que ocorrem no paciente durante o tratamento.
Indicações – Redução de Stress e Ansiedades, Melhora do sistema imunológico, Melhora do sistema nervoso central e periférico, alívio de dores e tensões crônicas, alívio de dores de cabeça e enxaquecas, equilíbrio do sistema endócrino, depressões, disfunções na articulação temporomandibular.

ESPIRAL TAPING OU ESPARADRAPOTERAPIA

Técnica de tratamento proveniente do Japão, que se utiliza do esparadrapo em forma de malhas especiais, que tem como principal objetivo a retirada da dor proveniente de patologias que acometem o sistema ósseo e muscular. Indicadas então nas disfunções traumato-ortopédicas, reumatológicas,, neurológicas e outras. Muito utilizada também no tratamento dos atletas praticantes de qualquer modalidade, como forma de melhorar o seu desempenho, retirar a dor ocasionada por traumas diretos e indiretos, tratar as distensões musculares (estiramentos) e os entorses, firmeza articular evitando-se assim a instabilidade da articulação. 





MAGNETOTERAPIA

É a aplicação de ímãs em regiões específicas do corpo. Atua através da influência dos campos magnéticos estáticos - Pólos Norte e Sul - sobre o corpo humano. Utiliza-se o pólo Norte para obter vasoconstrição ou sedação e o Pólo Sul para vasodilatação ou ativação. 






QUIROACUPUNTURA

É uma técnica de tratamento que estimula pontos específicos localizados nas mãos através da inserção de pequenas agulhas. Estes pontos, quando estimulados, refletem diretamente nos órgãos, equilibrando a energia do corpo. 




ELETROACUPUNTURA

Consiste no uso de correntes elétricas para estímulo terapêutico dos pontos de acupuntura. Pode ser feita utilizando-se eletrodos ou caneta localizadora e estimuladora de pontos (Search N´ Stim). Atua como complemento ou substituto da terapia com agulhas, com o objetivo de promover a circulação energética. 





MOXABUSTÃO  

Consiste na aplicação de bastão aceso contendo a erva medicinal Artemísia em certos pontos de acupuntura. Promove produção de calor penetrante, visando a ativação e circulação da energia. 

Acupuntura Abdominal Chinesa


Envolve a aplicação de agulhas na região abdominal. Atua diretamente nos órgãos, levando ao equilíbrio dos canais energéticos. 








CRANIOPUNTURA

Consiste na aplicação de agulhas na região da cabeça, com o objetivo de tratar a dor em qualquer região do corpo, bem como reequilibrar as energias do corpo.










              LASERPUNTURA

Aplicação de Raio Laser nos pontos de acupuntura para aqueles pacientes que não suportam o uso de agulhas para tratamento e é muito utilizado em crianças.